terça-feira, 20 de abril de 2010

Mais que amigos: parte de uma vida



O Japão alimenta e mantém uma cultura tão diferente da nossa que as vezes assusta os hábitos ocidentais. Vejam só vocês que descobri que existe uma casa de repouso em Sapporo para cães-guias aposentados. Diferente aqui do Brasil, as pessoas cegas no Japão usam frequentemente a ajuda de cães-guias treinados para auxiliar no trânsito e na movimentação destas pessoas.
Os cães-guias japoneses normalmente se "reformam" entre os 11 e 12 anos. São amparados por uma lei japonesa que se preocupa com a velhice dos cães que trabalharam a vida toda em prol de cegos. Quando chega a hora certa, eles são tirados da convivência com seus donos e são encaminhados para a Casa de Repouso. Isso deve ser feito porque, diferente dos humanos, eles não percebem que estão com a capacidade física comprometida e assim não deixam de "trabalhar", não pedem aposentadoria. Eles simplesmente são "reformados" porque podem ameaçar a sua vida e de seu dono, já que se tornam idosos.
A separação não parece ser fácil, por isto os funcionários são muito dóceis e amáveis para receber o cão que precisará de muita atenção e dedicação no fim de sua vida. As instalações foram construídas para facilitar o acesso de cães com dificuldade de locomoção. Assim, eles tem atividade física e cuidados médicos todos os dias. O local conta também com uma espécie de santuário e cemitério para os cães que morrerão e, em todo mês de agosto é realizada uma cerimônia religiosa para os animais que já viveram na casa.
Aproveitando o clima fraternal, desejo divulgar o trabalho do Abrigo São Lázaro: é um lar temporário para animais abandonados. Todos os meses, os organizadores do abrigo fazem eventos para adoção de cães e gatos. Podemos também contribuir doando rações, medicamentos, material para construção de canis, bebedouros e muito carinho. Adote um animal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário